Não repare a bagunça
- fabicavalcantepo
- 30 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Para quem trabalha com organização profissional essa frase não tem efeito nenhum, a não ser um leve sorriso meio de lado com uma piscadinha e respondendo assim: “Imagina! Para mim, isso é como mergulhar numa tigela de brigadeiro!” Nos empolgamos com um ambiente desorganizado. Nossos olhos brilham já enxergando as soluções que poderiam ser implementadas ali.
Mas para quem vive naquele ambiente, realmente pode ser difícil manter um cotidiano saudável. O caos instalado retém energia negativa e afeta o emocional das pessoas. Muitas se justificam: “Ah, eu me encontro na minha bagunça.”. Na verdade, elas se perdem mais. Pois pessoas assim são as que mais se atrasam nos compromissos, as que se irritam quando não encontram algum objeto que elas mesmas guardaram e não se lembram onde, são as que procrastinam uma tarefa, são as que compram itens repetidos porque não lembram que têm em casa, são as que pagam contas atrasadas, são as que esquecem aniversários, são as que começam e não terminam, são as que se enrolam nos próprios cabelos.
Não julgamos os motivos da desorganização, pois entendemos que por trás de cada ambiente desorganizado há uma história a ser respeitada. É preciso olhar para esses motivos e tratá-los. E como a organização é um hábito que pode ser aprendido, o profissional de organização não só coloca o ambiente em ordem e funcional, como também auxilia nesse aprendizado. Ele se dedica e orienta para essa mudança de hábitos, para a desconstrução do consumismo desenfreado, alertando para que as pessoas valorizem e cuidem do que possuem, que pratiquem o desapego daquilo que não significa mais, e que tenham a disciplina para colocar no lugar certo aquele objeto que retirou.
Ser organizado é uma questão de escolha de vida, assim como é ter uma vida mais saudável, fazer uma viagem dos sonhos, ter um filho, aprender um idioma ou uma profissão... É uma escolha pelo lar mais harmonioso, por uma vida que valorize seu tempo que é tão precioso e não pode ser jogado fora se irritando e procurando objetos que poderiam estar organizados de forma funcional e prática. É melhorar seu planejamento de rotina e compromissos, é realmente ter seu momento de descanso sabendo que a casa e a vida estão em ordem. É ter paz e serenidade. É ter controle e domínio do seu ambiente.
Organizar e manter precisa ser mais fácil que bagunçar e viver no caos. Faça sua escolha!
E aí, posso entrar na sua casa e reparar a sua bagunça?
Foto: Internet, série The Big Bang Theory
Yorumlar